Se alguém decidisse escolher uma carrinha que mais contribuísse para a história da humanidade, a Volkswagen Tipo 2 seria um argumento bastante forte a favor de si próprio. Este veículo, baseado nos fundamentos do VW Beetle, é conhecido por uma incrível variedade de nomes e que apenas ilustra quantas funções o carro tem servido. O VW Bus, produzido há mais de meio século em 4 continentes, tornou-se um verdadeiro ícone histórico.
Tal como a maioria dos automóveis icónicos, o VW Tipo 2 tem um humilde começo de classe trabalhadora - baseado no prático Carocha (também conhecido como Tipo 1), o Tipo 2 destinava-se a ajudar a recuperação do pós-WWII Alemanha, bem como a fornecer às empresas estrangeiras um veículo de transporte compacto para transportar mercadorias ou pessoas em redor. A criação do Tipo 2 é atribuída a um importador holandês da Volkswagen, Ben Pon, que viu um nicho para um pequeno autocarro e lançou a ideia à VW.
Os protótipos iniciais do Tipo 2 eram terrivelmente não aerodinâmicos, pelo que os testes em túnel de vento estavam em ordem. Juntamente com outras melhorias, os engenheiros decidiram dividir o para-brisas em dois, dando-lhe uma ligeira forma em V. Como resultado, a carrinha tinha um melhor coeficiente de resistência do que o Carocha em que se baseava e os seus ventiladores chamavam à primeira iteração do autocarro "Splitty" após o icónico para-brisas. A aerodinâmica melhorada ajudou o VW Bus a manter uma velocidade decente na autoestrada, e era uma necessidade, considerando que no início, a carrinha utilizava um flat-four de 24 cv do Carocha...